quarta-feira, 26 de março de 2014

Cozinhando com as crianças!



Olá mamães!

É natural que, muitas vezes, as mães fiquem com a seguinte dúvida: “será que eu consigo cozinhar com meu filho na cozinha da minha casa, de forma segura e divertida?” E a  resposta não poderia ser outra: claro que sim! Além de ser uma forma divertida de passar um tempo com ele, vocês podem aprender muito juntos.

Esse tipo de atividade estimula bastante o desenvolvimento da criança, o contato com a alimentação saudável, assim como o envolvimento familiar. Comece comprando um avental especial para o pequeno e, se possível, o decore de uma forma bem colorida, para que a diversão comece já nos preparativos.

Para ajudá-la(o) em todo o processo, listamos algumas regrinhas básicas, direcionadas para crianças de 3 a 6 anos, que devem ser seguidas por elas e por você, para que a experiência seja prazerosa, educativa e segura.
Vamos lá:
  1. A criança aprende a cozinhar observando, sentindo, cheirando, provando e fazendo a comida com as próprias mãos.
  2. Comece ensinando sobre segurança na cozinha e que seu filho não pode, jamais, usar facas afiadas. Mantenha estas fora do alcance visual dele.
  3. Faça um tour com o pequeno pela cozinha para revisar o que é seguro ou não para tocar. Mostre onde estão localizados todos os itens que irão utilizar.
  4. Ensine que o fogão é quente. Que mesmo quando ele estiver desligado, não deverá ser tocado pela criança e que ela, também, não deverá brincar perto dele.
  5. Sempre desligue o fogão e o forno quando estes não estiverem sendo usados.
  6. Certifique-se que todas as alças de panelas e frigideiras estejam voltadas para dentro do fogão e, sempre que possível, cozinhe na boca de trás do eletrodoméstico.
  7. Ensine ao seu filho sobre a higienização correta das comidas. Comece lavando bem as suas mãos e as dele antes e depois que terminar de cozinhar.
  8. Limpe bem bancadas e pratos depois de cozinhar, para evitar a contaminação dos alimentos.
  9. Sempre limpe, imediatamente após usar, os itens que estiveram em contato com carne crua e ovos.
  10. Não lamba a colher ou os dedos enquanto estiver cozinhando. O mesmo ensine para o pequeno.
  11. Mantenha os eletrodomésticos longe da água.
  12. Guarde os ingredientes depois de usá-los. Isso facilita a limpeza.
  13. É imprescindível que haja sempre um adulto supervisionando a criança na cozinha.
  14. Leia a receita que será usada, checando se você tem todos os ingredientes que serão utilizados antes de iniciar.
  15. Como o alcance da atenção de crianças da faixa etária citada é curto, faça pequenas tarefas; estas são as melhores. Apenas permita que seu filho a auxilie, por exemplo:
  • adicionando o queijo;
  • ralando legumes;
  • lavando vegetais e frutas;
  • limpando a mesa com pano limpo;
  • rasgando a alface com a mão;
  • mexendo a massa;
  • adicionando ingredientes pré-medidos;
  • juntando os ingredientes;
  • ajudando a pôr a mesa;
  • untando as panelas;
  • abrindo pacotes;
  • descascando ovos, laranjas e bananas;
  • e despedaçando batatas chips, biscoitos etc para finalizar as receitas.
É importante, também, ter muita paciência entre você e seu filho durante essa experiência, porque pode acontecer da cozinha ficar mais suja que o normal ou a comida não ficar tão apetitosa quanto deveria. Mas relaxe, pois o que importa é o aprendizado que a criança está tendo. Se você perde a paciência, ela pode ficar intimidada, não aproveitando o momento.

Para finalizar e não menos importante, estimule o seu filho o tempo todo, dizendo que ele está fazendo um bom trabalho. Assim, a autoestima dele fica lá em cima e, com isso, a probabilidade dele querer repetir a dose será maior.


Nenhum comentário:

Postar um comentário