domingo, 20 de julho de 2014

Bolo tradicional de baunilha Ana Maria

Esse é o queridinho das crianças e o mais encontrado nas lancheiras, vejam a análise do rótulo e avalie se é isso de fato que quer oferecer ao seu filho!

bolinho_baunilha_tradicional_ana_maria
Quanto ao bolinho, é um pesadelo! Ganhou uma das piores notas do site. Ele apresenta muito açúcar emuita gordura, além de diversos aditivos alimentaresO pior é que é um alimento destinado para crianças!! O melhor é passar longe e fazer um bolo caseiro.
Muita gordura!!!
Na porção, encontramos 9,7 g de gorduras totais, sendo 5,2 g correspondentes às gorduras saturadas.
As gorduras saturadas aumentam o risco de dislipidemias (aumento da gordura no sangue, principalmente colesterol e triglicerídeos) como também de doenças cardíacas. As principais fontes são alimentos de origem animal (manteiga, banha, toucinho e carnes e seus derivados, leite e laticínios integrais), embora alguns óleos vegetais sejam ricos nesse tipo de gordura (óleo de coco). Essas gorduras são prejudiciais à saúde quando consumidas em excesso. É recomendável que o total de energia da alimentação fornecido pelas gorduras saturadas seja menor do que 10%.
Fonte: *Guia alimentar para a população brasileira – Ministério da Saúde, 2006.
Quanto açúcar!
A porção desse bolinho apresenta 25 g de açúcares. Sabemos que esse é o ingrediente em maior quantidade, uma vez que está em primeiro lugar na lista da massa do bolo e do recheio.
Apresenta fermento químico pirofosfato ácido de sódio
Esse fermento pode causar severas irritações nos olhos, na pele e aparelho respiratório e sua ingestão causa irritação no aparelho gastrintestinal. Os sintomas podem incluir náuseas, vômitos e diarréia.
Fonte: Ficha de informações de segurança de produtos químicos.http://www.superquimica.com.br/fispq/1299164027.pdf
Alegação “Livre de gorduras trans”
Não temos como garantir, uma vez que ele apresenta “gordura vegetal” nos ingredientes. Essa gordura pode se tratar de uma gordura saturada ou de uma trans disfarçada.
Apresenta amido modificado
Sabe o que é amido modificado? O amido se torna modificado quando sofre algum tratamento físico, químico ou enzimático com o objetivo de alterar uma ou mais das suas características originais. Quando no rótulo apresentar “amido modificado”, significa que essa modificação foi feita quimicamente, caso contrário, aparecerá somente como “amido”. É utilizado para conferir consistência e estabilidade ao produto.
Fonte: RDC nº 259, de 20 de setembro de 2002.
Sabe o que é espessante goma xantana?
A goma xantana é um polissacarídeo produzido por espécies de bactérias do gênero Xanthomonas. Em 1969, a goma xantana foi aprovada pelo FDA (Food and Drug Administration) para uso como estabilizante, emulsificante e espessante em alimentos. Ela é solúvel em água fria ou quente, exibindo alta viscosidade até mesmo em baixas concentrações.*
Fonte: *Borges, C.D. & Vendruscolo, C.T. Goma Xantana: características e condições operacionais de produção. Ciências Biológicas e da Saúde, Londrina, v. 29, n. 2, p. 171-188, jul./dez. 2008
O que é o acidulante ácido cítrico?
O acidulante é um aditivo que aumenta a acidez ou confere um sabor ácido aos alimentos, além de conservá-lo.*
O ácido cítrico é obtido na indústria graças à fermentação da sacarose realizada por um microorganismo chamado Aspergillus niger.
Por mais que o uso desses aditivos seja liberado, sempre preferimos encontrar a menor quantidade possível nos produtos!
Fonte: *Portaria nº 540, de 27 de outubro de 1997 da ANVISA.

Fonte: http://fechandoziper.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário