sábado, 11 de outubro de 2014

11 de Outubro - Dia Mundial do combate à obesidade

Bem mamães,

Hoje vou falar um pouquinho de uma epidemia mundial, que é a Obesidade. Combater e prevenir são ações que devem ser iniciadas imediatamente, pois já atinge 40% da população brasileira, sendo que a cada 10 crianças em idade escolar, 3 são obesas.

Você sabia que uma criança obesa tem 30% de chance de ser um adulto obeso?
Sim, por isso está na hora de você rever seus conceitos sobre a alimentação, pois você é responsável pelos alimentos que oferece à ele e seus hábitos são passados para ele.



A obesidade é caracterizada pelo acúmulo de excessivo de gordura corporal, isso implica em consequências como pressão alta, diabetes, colesterol alterado e outras. Hoje não são doenças só de adultos há diagnósticos dessas em crianças a partir de 3 anos.

Gordurinha demais, apesar de comum na infância é sinal de perigo. O que não se consegue mudar durante a infância, mais difícil será o tratamento ou correção nas décadas posteriores.

A infância é uma etapa em que tudo é relacionado com os hábitos e condutas. Nesta etapa se forma a personalidade e se estabelece padrões que serão a base do comportamento na fase adulta.

Nos últimos anos a quantidade de criança e adolescente acima do peso tem aumentado de maneira alarmante. Para rever esse quadro só há uma maneira: incorporar rotina saudável para toda a família.


COMECE A PREVENÇÃO DENTRO DE CASA.
OS PAIS PODEM AJUDAR OS FILHOS SENDO EXEMPLOS DE ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL.


- Desestimule o hábito de comer assistindo TV ou mexendo em qualquer outro aparelho eletrônico, pois esse deve ser um momento em família com foco no que está comendo.
- Estimule o consumo de frutas, legumes e verduras, varie sempre a cada dia apresente novos alimentos e novas preparações com aqueles que não teve boa aceitação.
- Ofereça lanches saudáveis e desestimule o consumo de refrigerantes, doces, salgadinhos, frituras.
- Observe a mastigação do seu filho e o estimule a mastigar dos 2 lados e umas 20 vezes antes de engolir.
- Estimule a prática de atividade física (sob orientação de um profissional capacitado) e brincadeiras mais ativas.
- Determine horários para as refeições, pois quando há rotina alimentar a chance de ter uma alimentação mais saudável é grande.




Nenhum comentário:

Postar um comentário