terça-feira, 3 de março de 2015

Os 10 alimentos mais viciantes

Pizza

Comidas podem viciar. E quanto mais processadas, mais viciantes parecem ser. E o combate à obesidade teria muito a ganhar ao se inspirar no tratamento das dependências químicas. Pode parecer exagero, mas esse foi o resultado de uma pesquisa realizada na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. 

Unindo os departamentos de Medicina e Psicologia da universidade, os cientistas confirmaram o que muita gente já sabia e chegaram a uma lista com os 10 alimentos mais viciantes. 

Em comum, todos são comidas altamente processadas e ricas em gordura ou carboidratos refinados. Isso faz com que eles provoquem um pico de açúcar no sangue - o que promove uma onda de prazer no cérebro, mas aumenta o risco de várias doenças. 

O estudo mostra ainda que o padrão alimentar de algumas pessoas é muito parecido com o de dependentes químicos: sabem que estão exagerando; tentam se controlar e não conseguem - mesmo que tenham prejuízos à saúde; irritam-se com as críticas alheias; e o fracasso em se controlar leva à frustração e aumenta o exagero.

O problema é que, se ninguém recomenda moderação para viciados em álcool ou cocaína, o mesmo não vale para quem está de dieta. Mas há alternativas. Veja ao lado como fugir do vício. 
Fique de olho
Os vilões

1 – Pizza
2 – Chocolate
3 – Salgadinhos
4 – Biscoitos
5 – Sorvete
6 – Batata frita
7 – Cheeseburger
8 – Refrigerante não-diet
9 – Bolo
10 – Queijo

Por que viciam

Todos da lista são alimentos altamente processados, ricos em gordura ou carboidratos refinados. Isso faz com que eles tenham um alto índice glicêmico (aumentam muito rapidamente a taxa de açúcar no sangue), o que promove uma onda de prazer no cérebro

Por que evitá-los?
Picos glicêmicos são grandes vilões do comer compulsivo e estão associados à obesidade, doenças cardio-vasculares, depressão e demência

Dicas
O melhor é evitar esses alimentos ao máximo - não os tenha em casa. Se for comer, reduza os riscos: peça opções mais saudáveis (pizza integral) ou tenha pouca quantidade por perto. 

Plano B
Tenha em casa opções saudáveis sempre à mão. Bananas, cenouras, maçãs e pepinos, por exemplo, são fáceis de comer na hora da fome

Fonte: psiquiatra Daniel Martins de Barros/ Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário