sexta-feira, 19 de junho de 2015

Retirada da gordura trans dos alimentos processados - EUA



De acordo com várias pesquisas, venho citar a pesquisa realizada em 2014, pela revista Lancet o número de obesos triplicaram em todo o mundo em apenas 3 décadas e infelizmente o Brasil não é exceção, está entre o 10 no ranking mundial. O país abriga mais de 50% da população de todos os obesos do planeta.

Fonte:  http://goo.gl/GGN64V 



  Isso se dá devido à mudança de comportamento da população, com a alta ingestão de produtos industrializados, que por sua vez, tem altos índices de gordura trans, sódio, corantes, entre outros xenobióticos ( substâncias estranhas oriundas de produtos artificiais que são danosas a nossa saúde), sedentarismo, falta de tempo e inclusive o aumento da ansiedade, gerando assim uma vontade de comer, simplesmente por comer e não para saciar a fome e diversos outros fatores.

  Vou falar hoje, mais especificamente , GORDURA TRANS, que nada mais que um óleo vegetal líquido modificado, ou seja, através de um processo químico adiciona HIDROGÊNIO e assim temos uma gordura sólida em temperatura ambiente, são utilizadas não só para melhorar a textura mas também para aumentar a vida de prateleira e melhorar a palatabilidade.

Podemos citar alguns exemplos: Biscoitos, margarina, bolos confeitados, salgadinhos. (PRESENTE DIARIAMENTE NAS MESAS DOS BRASILEIROS)



As consequências do consumo (exagerado ou não) aumenta o risco de obesidade, diabetes, colesterol alto, pressão alta, diminui o colesterol bom e aumenta o ruim resultando no acúmulo de placas de gordura nas veias sanguíneas, levando ao ataque do coração.

Mas nesse dia 16 de Junho de 2015, a agência que regulamenta alimentos e bebidas dos Estados Unidos estabeleceu um prazo de 3 anos para retirar do mercado todos os alimentos que contenham a GORDURA TRANS.

Já foi dado o primeiro passo para tentar reverter esse quadro e o próximo depende de nossas atitudes.

Fico por aqui, com um pouco mais de esperança, sobre alguma providência da ANVISA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário