AMÊNDOA
A amendoeira é originária das regiões quentes do oeste da Ásia, levada provavelmente para a Grécia e norte da África durante a época pré-histórica. Alguns autores porém consideram o norte da África como o local de origem desta espécie.A amêndoa propriamente dita constitui-se na semente, que contém uma película interna marrom e tem a polpa amarelada.

Existem dois tipos de amêndoa, a doce e a amarga, sendo que apenas a doce é indicada como alimentos. Nutricionalmente, as amêndoas possuem cerca de 20% proteína e mais de 50% de gorduras, sendo a maior parte constituída de ácidos graxos monoinsaturados, os mesmos do azeite de oliva. Este tipo de gordura ajuda a controlar os níveis do colesterol total e do mau colesterol (LDL). Possuem também vitaminas A, C e as co complexo B, além de minerais como cálcio, potássio e sódio.
Comprar: Pode ser encontrada com ou sem casa, divididas ao meio, em lascas, fatiadas, trituradas, torradas ou em pasta. Se compradas inteiras, com casca, devem ser quebradas para que sua pele saia facilmente. Na compra selecione amêndoas inteiras, livres de mofos, rachaduras e embalagens com bom estado de conservação.
Armazenar: Refrigere ou congele as amêndoas com casca, pois seu óleo fica rançoso rapidamente. Quanto a embalagem estiver fechada, deverá ser armazenada em local pouco úmido e na ausência de luz.
Preparar: Seu uso culinário é bastante difundido, podendo ser empregada tanto em pratos doces como em salgados. Serve como elemento de adorno de pães e bolos. Torrada, inteira e com sal serve de petisco. É saborosa e nutritiva e de fácil digestão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário