quarta-feira, 26 de julho de 2017

Como melhorar o intestino preguiçoso do seu filho

Resultado de imagem para criança com constipação

Se o seu filho não vai ao banheiro com a frequência esperada o problema pode estar na alimentação.

Seguindo as dicas abaixo você pode ajudá-lo! 

Primeiro ponto a ser analisado é a quantidade de  FRUTAS, VERDURAS , LEGUMES  E ÁGUA    na alimentação do seu filho diariamente.

Para combater a constipação o caminho para a solução é uma alimentação saudável, com comida de verdade que são ricas em fibras - frutas,legumes,verduras- e água e aí sim adeus à prisão de ventre.

Se a alimentação do seu filho é rica em alimentos processados, ou seja, aqueles alimentos que vem da prateleira dos supermercados, certamente falta fibra e assim o intestino não consegue funcionar corretamente, formando pouco bolo fecal e os movimentos peristálticos são mais lentos pois não conseguem empurrar as fezes, gerando a sensação de prisão ventre. Somando à esse quadro a falta de água deixa as fezes ressecadas, pois essa tem a função de amolecer as fezes facilitando a saída.

Sugiro observar diariamente a consistência e o formato das fezes do seu filho, pois esses já dão indícios de constipação.

Abaixo uma escala que facilita a análise:
tabela fezes 2


Os tipos 3,4 e 5 são consideradas ideais pois ultrapassam o esfíncter anal sem esforço e sem trauma, isso significa que as fezes contém bastante água e fibra. 
Os Tipo 1 e 2 são fezes ressecadas, por isso machuca ao sair, causa distensão abdominal, sensação de evacuação incompletas, levando a criança a ficar de fato ENFEZADO ( cheio de fezes), podendo chegar ao ponto de a criança/adolescente segurar pois sabe que vai doer se tentar piorando o quadro e gerando um ciclo vicioso. Não é necessário esperar a criança ficar sem evacuar por 3,4,5 dias, é hora de mudar já a alimentação dele.


DICAS PARA REVERTER ESSE QUADRO 

>> Aumentar a oferta de água - 1,5L  (crianças de 5 a 10 anos) 
>> Ofereça os alimentos que tem função laxativas como o mamão, iogurte integral, ameixa seca, frutas-com casca preferencialmente, folhas - refogadas ou em saladas.
>> Em períodos críticos evite: Alimentos feito de farinhas de trigo refinadas e  produtos processados e ultra processados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário