quarta-feira, 13 de maio de 2020

Meu filho fez 1 ano, o que muda na alimentação?



 Oba, chegou o dia da grande festa de 1 aninho!

 Mas e agora, o que muda?

Na verdade não muda muita coisa, digamos que inverteu a ordem de prioridade rs.
Até 6 meses LM/FI, apos 6 meses alimentação complementar com Introdução Alimentar à base de comida de verdade.
Após 12 meses, o leite passa a ser complemento da alimentação com alguns ajustes de rotina.

Com 1 ano a comida do seu filho(a) já deve estar na consistência da família, ou seja, tudo inteirinho e com composta por todos os grupos alimentares ( cereais, tubérculo, proteínas, leguminosas, verduras e frutas).

Importante frisar, que nessa idade já deve fazer de 4 a 5 refeições ao dia, claro que isso varia de acordo com a rotina da família mas o próximo do ideal são no mínimo 4.

Se está em aleitamento materno, cuide para que não seja oferecido nos horário muito próximos às refeições, pois pode competir o espaço com a comida. Evite substituir as refeições por leite, estimule sempre a comida. Se estiver em fórmula, sugiro ofertar pela manhã  à noite.

O momento da refeição deve ser calmo e tranquilo, sem distrações como TV, tabletes, música alta, sempre com foco no bebê, ofereça com carinho. atenção e calma. A ansiedade passa para acriança e pode se tornar um momento desagradável e gerar uma gerra na hora das refeições.

Após um ano e pouco é possível uma redução do apetite e isso é totalmente fisiológico, ou seja, se pensarmos na quantidade de energia que o bebê precisa para triplicar o peso ( nasce geralmente em torno dos 3kg e com 12 meses está em torno dos 9Kg) e dobra a estatura ( nasce em torno dos 45 cm e com 12 meses está com uns 80cm) é muita energia que o corpo precisa para fazer esse estirão e aos poucos a necessidade energética diminui e o apetite também.






Nenhum comentário:

Postar um comentário