quarta-feira, 25 de julho de 2012

Intolerância à lactose x Alergia ao leite


                                                     
É difícil identificar a diferença entre alergia ao leite e intolerância a lactose, embora o causador seja o mesmo - o leite - 
Então vamos tentar esclarecer essas diferenças para as mamães. 

ALERGIA AO LEITE 
Alergia ao leite é uma resposta imunológica do organismo a proteína do leite, que pode ser de vaca, de cabra, de búfala, ou seja, o organismos entende que essa proteína é um agente estranho que precisa ser combatido e desencadeia reações alérgicas como: diarreia, urticária, sintomas respiratórios e febre.
Esse quadro geralmente acontece quando as crianças são bem pequenas e deixam de tomar o leite materno e iniciam precocemente a ingestão de outro leite. Isto ocorre pois o organismo da criança ainda não está totalmente maduro e não está preparado para receber esse tipo de proteína.

O QUE FAZER ?
Se os pais perceberem os sintomas devem procurar um especialista o mais rápido possível para dar o diagnóstico correto. É preciso descobrir a que proteína a criança tem alergia, podendo não ser somente à do leite de vaca mas também de outros leites como o de cabra por exemplo. Após o resultado tem que excluir totalmente a proteína da dieta da criança.
                                                                   
Intolerância À Lactose Sintomas Bebê 1 Intolerância á Lactose Sintomas BebêINTOLERÂNCIA A LACTOSE
Diferente da alergia ao leite, quando o organismo produz substâncias para "combater" a proteína do leite, a intolerância é a falta ou deficiência da produção de uma enzima que se chama lactase, que serve para digerir a lactose (o açúcar do leite). Quando não é absorvida, ela é fermentada por bactérias do intestino grosso levando a diarreia- o sintoma mais comum da intolerância.

Essa intolerância pode acontecer em qualquer momento e não somente na infância.

O QUE FAZER ? 
A intolerância é mais fácil de ser resolvida do que a alergia ao leite. Há casos em que não é preciso excluir totalmente a lactosa da criança. Leite e derivados com baixo teor de lactose já resolve o problema. Consultar um  especialista é fundamental para avaliar o grau da intolerância. 


Nos dois casos é importante para o diagnóstico o quanto antes para  a criança não desnutrir. 


Os pais precisam ficar atentos aos rótulos dos produtos comprados e deixar a criança e quem cuida dela cientes do problema. 

É preciso também fazer um acompanhamento de peso e altura mensal, para observar se o desenvolvimento está normal.

Após diagnosticada a alergia procure um nutricionista para modificar a alimentação da criança!

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Atividade física para crianças nas férias!

Férias escolar, o que fazer?

        As férias começaram e com elas a preocupação do que fazer com o tempo livre das crianças. Não dê espaço para o sedentarismo e nem para as guloseimas, apesar da vontade de ficar em casa ser maior, insista em atividades divertidas.

       Segue algumas sugestões para brincarem juntos, estimulando-os. As brincadeiras contribuem para queimar um tanto bom de calorias. Confira as calorias em média que você pode gastar brincando!  


                    PULAR AMARELINHA por 10 minutos: 80 kcal

       PULAR CORDA por 15 minutos: 200 kcal


ANDAR DE BICICLETA por 30 minutos: 120 kcal


BRINCAR DE BAMBOLÊ por 25 minutos: 120 kcal


DANÇAR por 30 minutos: 180 kcal


EMPINAR PIPA por 20 minutos: 100kcal

Agora então é só deixar a preguiça de lado e brincar junto com seus filhos e queimar calorias.
Cuide sempre da alimentação e não se esqueça de beber muita água!


Cantinas Escolares



Como é a cantina na escola de seu filho?
Hás opções saudáveis ou somente alimentos gordurosos e açucarados?
Sucos ou somente refrigerantes?
Como podem ser os lanches escolares? 
As cantinas escolares são locais de acesso aos nossos filhos e que na grande maioria das vezes oferece às crianças alimentos sem grande valor nutritivo (salgadinhos, frituras, balas, doces, refrigerantes). Promover a educação, a saúde e o bem estar de seus alunos, é também um dever da escola.
É muito comum observarmos que as crianças não levam mais seus lanches preparados em casa, mas têm a liberdade de fazer isso nas cantinas escolares. Mas  criança gosta de “junk food” e não tem medida na ingestão desse tipo de alimento.
O ideal, é que as escolas tivessem cantinas com opções saudáveis de lanches, para que as crianças adquirissem o hábito e a preferência por esse tipo de alimento.
Em minhas palestras nas escolas e associações, sempre toco nesse assunto porque considero que as crianças merecem e precisam ser bem orientadas em suas escolhas alimentares, o que vai se refletir em sua saúde.
Educar dá trabalho e, repito, é um ato de amor. Por isso, que os pais busquem um maior entendimento com a escola de seus filhos e, melhor ainda, possam conscientizá-lo de suas melhores escolhas.
Protejam seus filhos. Embora esses alimentos os alegrem momentâneamente, com certeza não são bons para sua saúde.
Lanches escolares: o que deve ir nas lancheiras?
O lanche escolar saudável é uma grande dificuldade na alimentação infantil. É difícil para a mãe unir praticidade com qualidade e é difícil a criança aceitar o que a mãe escolheu. Muitas vezes o prático não é o mais saudável, mas são o que as crianças mais adoram. E esses alimentos passam a ser consumidos com mais frequência. Hoje nós encontramos um grande crescimento da obesidade infantil. E com certeza a alimentação escolar influencia bastante.
Mas tudo tem um jeitinho. Existe um meio termo para essa dificuldade. Seguem algumas dicas que podem ajudar:
- negociar um dia na semana para a criança escolher o que preferir levar de lanche. De preferência no meio da semana para ficar distante do final de semana que já entram alguns abusos na alimentação;
- evitar monotonia de opções. Procure variar o máximo possível as opções de lanches, as cores e os sabores para a criança sentir prazer e desejar comer;
- cuidado com lanches que vão queijos, frios, requeijão, ou iogurtes, ou produtos que necessitem de refrigeração. São alimentos fáceis de estragar e dificilmente as escolas têm um refrigerador para armazenar o lanche;
- sempre coloque uma fruta na lancheira. Mas deixe com que a criança participe da escolha de qual fruta ela quer levar no dia. Se ela não quiser nenhuma, escolha frutas que não estragam com facilidade e envie junto na lancheira. Se a criança não comer na escola, ela comerá em uma outra oportunidade;
- Sempre pergunte dos lanchinhos dos colegas. Assim ficará mais fácil identificar quando o seu filho comeu algo do amigo. As trocas de lanches escolares são comuns, mas para crianças com obesidade isso pode agravar mais o ganho de peso;
 - Além da fruta é necessário levar uma opção de carboidrato que são responsáveis pela energia. Coloque na lancheira pães integrais, ou bisnaquinha integral, ou barras de cereais, ou biscoitos integrais.
- As geleias de frutas e polenguinho são boas opções de passar no pão por não precisarem de refrigeração.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Criatividade é fundamental!


Criatividade colorida

Minha dica é que os pais abusem da criatividade e introduzam aos pratos infantis alimentos coloridos para chamar a atenção das crianças. Uma sugestão é decorar as refeições, para atraí-las. Abaixo, algumas propostas que podem seduzir os olhos e fazer muito bem ao corpo na fase do desenvolvimento.

• Prefira carnes magras às vermelhas;

• Insira ao café da manhã iogurte, fibras – para auxiliar na digestão – e frutas;

• Substitua sobremesas calóricas e com muito açúcar por frutas decoradas ou gelatinas;

• Evite os refrigerantes, prefira os sucos naturais;

• Escolha um dia da semana para liberar as guloseimas;

• Não insista para que a criança coma. Ela procurará o alimento oferecido quando sentir fome;

• Varie o cardápio, mas administre bem as novidades;

• Siga uma ordem de horário para as refeições e os lanches intermediários;

• Use a criatividade ao preparar os pratos, abuse dos legumes, para ter um prato colorido, e das formas dos lanches para atrair a atenção.

E falando nisso...

Confira alguns pratos coloridos e criativos para sua inspiração.